Tire suas duvidas sobre o Imposto Veicular

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é cobrado anualmente pelo Estado e tem como fato gerador a propriedade de veículo automotor de qualquer espécie.

O recolhimento do IPVA tem como responsáveis o Departamento Estadual de Trânsito DETRAN SP e Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ SP. Anualmente estes órgãos definem e divulgam as regras de pagamento aos contribuintes.

O IPVA São Paulo 2021 é calculado da seguinte forma: é multiplicada uma alíquota pelo valor do veículo.

No caso de veículo novo o imposto é calculado aplicando-se a alíquota sobre o preço total à vista, constante do documento fiscal.

Já no caso de veículo usado, aplica-se a alíquota própria sobre o valor venal do veículo aferido pela Tabela FIPE.

As alíquotas de IPVA São Paulo 2021 são:

  • 2% para automóveis de passeio inclusive de esportes e de corrida, bem como para camionetas de uso misto e veículos utilitários.
  • 1% para veículos mencionados no inciso I, objeto de permissão para transporte público de passageiros, na categoria de táxi.
  • 1% para os demais veículos automotores, inclusive motocicletas e ciclomotores, registrados no órgão encarregado da administração do trânsito, ou na Secretaria de Fazenda.

Tabela de Vencimentos e Pagamento IPVA

Os vencimentos do IPVA 2021 do Estado de São Paulo ocorrem durante quase todo o ano, entre os meses de janeiro e outubro.

Os contribuintes podem pagar parcelado em três vezes, se qualquer acréscimo de juros. Outra opção de pagamento é em Cota Única no vencimento da primeira parcela e desconto de 10%.

O pagamento pode ser efetuado em toda a rede bancária credenciada. Em caso de atraso o contribuinte estará sujeito a multas, juros e à apreensão do veículo irregular.

2 Via e Consulta IPVA

Os contribuintes receberão em suas residências os boletos para pagamento do imposto.

Aqueles que tiverem problemas no recebimento poderão emitir a 2 Via e efetuar a consulta do IPVA no site do DETRAN 2021, disponível no endereço eletrônico.

Informações sobre o IPVA também podem ser obtidas junto da Secretaria de Estado da Fazenda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *