Pagamento obrigatórios dos donos de veículos automotores

Todo início de ano é tempo de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para saber o valor que será pago é possível consulta IPVA online através do site do DETRAN. A consulta é feita de forma simples e rápida e em poucos minutos será possível descobrir qual o valor terá que ser pago de IPVA 2019, podendo consulta também outras dívidas do veículo.

Consultar IPVA online é um serviço eficaz para quem gosta de já adiantar o orçamento adicionando todas as contas importantes que devem ser pagas logo no início do ano como o IPTU (Imposto Territorial Urbano) e outros.

Quanto antes você souber qual o valor do IPVA 2019, mais preparado você poderá se preparar para reservar o dinheiro e efetuar o pagamento sem deixar o imposto atrasado. Sem o pagamento do IPVA o veículo não poderá ser licenciado, sendo impedido de circular.

Além do IPVA, é de extrema importância que você consulte o valor do Licenciamento 2019 RJ e mantenha o pagamento em dia, para que não corra o risco de ter seu veículo apreendido e receba multas.

Como consulta IPVA online

Para consultar IPVA online é preciso acessar o site do DETRAN do seu estado ou ir diretamente para o site da Secretaria de Fazenda estadual, pois não são todos os departamentos estaduais de trânsito que permitem esse tipo de consulta em seus sites. Alguns sites pedem apenas a placa no veículo para consulta IPVA online, outros pedem o número do RENAVAM para pode mostrar qual será o valor do IPVA 2019. Não há regras, casa site (DETRAN ou Fazenda) terão suas próprias regras de consulta de IPVA pela internet.

Para poder fazer a consulta, basta se certificar se no seu estado é a Fazenda ou DETRAN que oferece essa opção de consulta e preencher os dados pedidos. A consulta é rápida, prática e você já poderá visualizar o valor do IPVA referente ao ano de 2019.

Este imposto pode ser parcelado, para saber os detalhes do pagamento é necessário aguardar a chegada do boleto para acompanhar também a data de vencimento da parcela que pode ser única ou ser dívida em três vezes. As datas de pagamento são divididas de acordo com o número final da placa no carro, em Minas Gerais, por exemplo, os carros com placas finais 1 pagam a parcela única no dia 19 de janeiro, ou a primeira parcela nesta data e as demais dos dias 23 de fevereiro e março.

Cada estado tem o seu próprio calendário com a tabela IPVA 2019, vale a pena pesquisar quais são as datas de pagamento para a sua placa no mesmo site onde você irá consultar o IPVA 2019, assim já consegue se programar e se preparar para não deixar este imposto se atrasar.

Dicas e cuidados para consultar IPVA

É importante se certificar se o espaço que está sendo preenchido se refere à consulta do IPVA 2019 mesmo, pois há alguns sites do DETRAN que permitem fazer a consulta de débitos para que o motorista consiga fazer o licenciamento.

Estes espaços são para consultar multas e débitos do veículo e não necessariamente são para consultar IPVA online. Por isso verifique antes o site da Fazenda do seu estado, pois são os sites mais precisos para este tipo de imposto.

A consulta é gratuita e não exige o cadastro de usuário, fique atento para casos de sites não oficiais que cobrem taxas ou peças dados de cadastro para que seja possível realizar esta consulta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *